Fundada em 09 de março de 2020, a Associação Brasileira de Apoio aos Aposentados, Pensionistas e Planejamento para a Aposentadoria (ABRAPA) nasceu com o objetivo claro de defender os interesses dos aposentados e pensionistas brasileiros que enfrentam dificuldades para conseguir uma aposentadoria digna junto aos órgãos competentes, em especial o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A entidade sem fins lucrativos tem feito um trabalho amplo de avançar na defesa dos direitos dos beneficiários. Entre os trabalhos desenvolvidos está a divulgação e apoio à categoria em torno da Revisão da Vida Toda.
A ABRAPA chega com o objetivo de preencher uma deficiência na sociedade: faltam entidades capazes de fazer um trabalho bem direcionado e próximo dos aposentados em relação à orientação devida de como conseguir revisões e recálculos dos seus respectivos benefícios. A fundação ocorreu em um momento de crise econômica, em que os aposentados e pensionistas se sentiam excluídos e sacrificados diante das medidas do governo, capazes de prejudicar a categoria.
Logo após a fundação, a ABRAPA passou por seu primeiro grande desafio: enfrentar a pandemia da Covid-19. A partir daí a entidade precisou se reinventar para enfrentar a pior crise sanitária do século. Utilizou as plataformas online, as redes sociais e a internet como verdadeiras aliadas na disseminação das informações referentes às aposentadorias e benefícios.
Passado esse período turbulento, a associação tem apostado no trabalho focado no aposentado e no pensionista, sobretudo, em esclarecer dúvidas e lutar de maneira firme para conquistar uma aposentadoria digna para os beneficiários. Entre esses trabalhos, estão as ações para informar a categoria sobre a Revisão da Vida Toda, que deve causar sérios impactos nos ganhos dos beneficiários do INSS.
Depois dessa fase, a ABRAPA vai atuar incessantemente no fortalecimento da categoria como forma de assegurar os seus devidos direitos. Para isso, a entidade reúne o que há de melhor no segmento, desde sindicalistas conhecidos pela luta em favor dos trabalhadores, lideranças com forte trabalho em favor dos aposentados e pensionistas e especialistas técnicos, profundos conhecedores do Direito em favor da causa previdenciária. Essa união, certamente, irá refletir junto aos beneficiários em busca de uma aposentadoria melhor.